Ads 468x60px

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ferramenta de desenho a “mão livre”

Os desenvolvedores do MyPaint anunciaram a disponibilidade da versão 1.0.0 de seu aplicativo em código aberto para desenho e pintura digital com mesas digitalizadoras. O software de edição de gráficos bitmap, que funciona nos sistemas operacionais Linux, Windows e Mac OS X, começou a ser desenvolvido em 2005 e está focado em ser capaz de responder adequadamente à pressão da caneta quando se desenha, enquanto apresenta um interface de usuário simples e minimalista que permanece escondida até que o usuário precise dela. O aplicativo oferece recursos extensos para a criação de pincéis e diversas opções de configuração para o artista, suporte básico à camadas e um espaço de trabalho ilimitado, que evita a necessidade redimensionar o trabalho.

Desde sua última versão, a 0.9.1, os desenvolvedores adicionaram uma nova barra de ferramentas configuráveis com widgets em dropdown para cores, estilos e configurações de pincéis, além disso a janela flutuante de ferramentas agora pode ser acoplada na lateral da janela principal. Foi criada também uma nova ferramenta "Scratchpad, que pode ser usada para desenhar miniaturas, notas, testes ou gravar pinceladas, ou mesmo experimentar com cores. Outro novo recurso é um modo "Lock Alpha" para pinceladas e suporte à composição básica por camadas. Os desenvolvedores também ressaltaram que a versão 1.0.0 possui "uma série de pequenos ajustes e correções de falhas" que melhoram o desempenho geral do aplicativo na interface de usuário e na coleção de pincéis.
O código-fonte do MyPaint está disponível para download sob uma licença GPLv2. Pacotes binários para Windows, Mac OS X e Linux estarão disponíveis para download também no mesmo endereço. Até o momento da escrita dessa notícia apenas estava disponível um instalador para sistemas operacionais Windows em 32 bits, mas os outros pacotes serão em breve disponibilizados. No site também estão disponíveis uma coleção de capturas de tela estão disponíveis no site mostrando o MyPaint em ação e uma história ilustrada sobre a evolução do desenvolvimento através das versões e dos anos.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: