Ads 468x60px

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Para saudosistas do KDE 3.5: projeto Trinity

Um ano após sua última atualização, o projeto Trinity lançou a versão 3.5.13 do seu ambiente de trabalho. O Trinity é um fork da última versão estável da série 3.5.x do K Desktop Environment (KDE) mais especificamente o KDE 3.5.10 de agosto de 2008, que vem sendo atualizado com recursos adicionais e com suporte a hardware recente.

O Trinity 3.5.13 recebeu uma série de "avanços significativos" em seu código, que melhoram a segurança geral do ambiente de trabalho, o suporte a aplicativos baseados em GTK, e em sua usabilidade. O novo módulo do centro de controle Monitor and Display (Telas e visualização) foi acrescentado e o motor de temas GTK Qt foi atualizado para desenhar de forma mais fiel os elementos de aplicativos baseados em GTK, como abas, caixas de seleção e fundos de menus. Outras mudanças incluem a adição de um compositor embarcado TDE X11, bibliotecas atualizadas, maior integração de todo o ambiente de trabalho com adaptação e nomeação dos aplicativos (rebranding) e correções de uma série de problemas. Novos programas, como o kbookreader, KMyMoney e KStreamRipper, também foram incluídos no pacote de aplicativos padrão.
De acordo com o principal desenvolvedor do Trinity, Timothy Pearson, usuários que ainda estão usando o KDE 3.5.10 devem atualizar seu ambiente para essa nova versão do Trinity, que está "mais rápida, mais segura e com mais recursos do que o ambiente de trabalho KDE", e acrescenta que "o Trinity incorpora as recentes contribuições e correções do ambiente KDE, realizadas por projetos como o Ubuntu, openSUSE e Chakra".
Mais informações sobre essa nova versão do ambiente de trabalho, incluindo uma lista detalhada de mundanças e melhorias, pode ser encontrada nas notas de lançamento e no anúncio feito na lista de discussão do projeto. A versão 3.5.13 do Trinity está disponível para download no site do projeto. Instruções de instalação para o Debian, Ubuntu, Fedora, Red Hat e Slackware também são fornecidas no site.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: