Ads 468x60px

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O fim do Harmony

O Apache Harmony, projeto da Apache Software Foundation para produzir uma implementação livre do Java, foi enviado para o Apache Attic, atribuição dada aos projetos quando são descontinuados. Uma votação foi realizada dentro do comitê de gerenciamento do projeto (project management committee, ou PMC), que terminou decidindo enviar toda a base de código do projeto para o espaço de armazenamento do Attic, por 20 votos contra 2. Lá ele permanecerá, onde ainda poderá ser analisado e usado por outros desenvolvedores.

O principal patrocinador do Apache Harmony foi a IBM, que forneceu instrumental na concepção do projeto, que esperava criar uma versão com licença permissiva do conjunto de ferramentas para desenvolvimento Java (Java Development Kit, ou JDK). Em Outubro de 2010, a IBM anunciou que passaria a apoiar o projeto OpenJDK, juntamente com a Oracle, e que estava deslocando todo o trabalho de desenvolvimento do Harmony para o novo conjunto de ferramentas.
O projeto Apache Harmony foi inclusive motivos de conflito com a Sun Microsystems, que entendia que o projeto usava as ferramentas para compatibilidade de tecnologia (Technology Compatibility Kit, ou TCK) que estava sob uma licença fechada e restritiva, que apenas autorizava o teste de implementações Java que funcionassem apenas em computadores de uso geral. Em Dezembro de 2010, a disputa sobre a questão, agora se desenrolando entre a fundação Apache e o novo dono da Sun, a Oracle, culminou com a saída da fundação do comitê executivo do Java Community Process. Depois disso, o projeto Harmony foi lentamente sendo abandonado pelos desenvolvedores e em março de 2011 o presidente do PMC, Tim Ellison, deixou sua função afirmando que ainda não chegara a hora de levar o projeto para o Apache Attic. Parece que esse momento chegou.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: