Ads 468x60px

domingo, 13 de novembro de 2011

Tudo que você queria (e precisa) saber sobre Dpkg, Aptitude e Apt-get

Atualmente existem mais de 20 distribuições Linux baseadas em Debian. E pra quem não sabe, o Debian é considerado uma das distribuições primitivas do Linux (acompanhado por Red Hat, Slackware, SUSE , Gentoo e outras).
Uma ferramenta que facilita muito a vida de um usuário Linux são os gerenciadores de pacotes. São softwares que (geralmente) baixam, instalam e resolvem as dependências de novos softwares instalados no sistema.
Todo programa ao ser compilado pro sistema necessita de diversas bibliotecas para seu correto funcionamento. Imagine se o desenvolvedor desse programa fosse colocar no “pacote” do programa todas a bibliotecas necessárias pra que ele funcionasse perfeitamente? Seria totalmente impraticável. Os softwares seriam enormes, sem contar o tempo de download. Todo sistema operacional (seja ele Linux ou não) vem com uma série de bibliotecas (lib no Linux e .dll no Windows) nativas na instalação do SO. De forma que, se o programa A necessita da “libxpto” para seu funcionamento, e ela já existe no sistema, o desenvolvedor do programa A não precisa se preocupar em “empacotá-la” junto com seu software.
Porém, imagine que esse programa A necessite da “libxpto2″ que não vem nativa do sistema e também é muito grande? Bom, o desenvolvedor pode empacotá-la e deixar seu software maior e mais pesado ou simplesmente “dizer” ao instalador do seu software que, para ele rodar será necessário a instalação desta biblioteca.
Neste contexto é que entram os tais gerenciadores de pacote. Durante o download e instalação do programa A, o gerenciador resolverá esta dependência para que o software possa ser instalado de forma usável.
No universo das distros derivadas do Debian (como o Ubuntu, Linux Mint, Kurumin, Menphis, Knoppix e outros) os gerenciadores de pacotes são o apt-get e o aptitude. E temos ainda o dpkg, que não baixa os pacotes mas é muito útil para instalação, remoção e administração de programas e bibliotecas no sistema.
Segue abaixo um guia de referência do Debian, que serve para qualquer distro baseada nele e um tutorial do apt-get e aptitude muitíssimo completo. Divirtam-se.






Fonte: Sejalivre.org

0 comentários: