Ads 468x60px

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Virtualização 3.0 da Red Hat

A Red Hat anunciou a disponibilidade da versão beta pública do produto Red Hat Enterprise Virtualization 3.0 (RHEV 3.0). Essa nova versão está baseada no hypervisor KVM integrado ao kernel Linux e sobre o sistema de gerenciamento de virtualização aberto do projeto oVirt.

A empresa afirma que entre as principais inovações do RHEV 3.0 estão o novo gerenciador de virtualização escrito em Java, um "power user portal" (portal para usuários avançados) para que usuários finais possam configurar máquinas virtuais, uma API de gerenciamento RESTful, e recursos administrativos mais refinados no software de gerenciamento. O protocolo SPICE para renderização de ambientes de trabalho virtuais agora usa menos banda da rede e também oferece um melhor suporte à ambientes Linux.
O RHEV 3.0 oferece suporte à até 160 núcleos de CPU e 2 TB de memória RAM em um sistema hospedeiro. Até 64 CPUs virtuais podem ser designadas para sistemas inquilinos. O desempenho em redes foi melhorado, assim como em sistemas com muita memória e grande demanda de entrada e saída de dados (E/S), agora que os drivers de rede do KVM foram migrados diretamente para o kernel. Técnicas de "transparent huge pages" e um controlador paravirtualizado de interrupção também ajudam na melhora do desempenho.
Mais detalhes sobre o beta público do Red Hat Enterprise Virtualization 3.0 podem ser encontrado no anúncio oficial de lançamento.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: