Ads 468x60px

sábado, 3 de dezembro de 2011

Integração em código aberto

"Integração em código aberto" ("Open source integration") é o slogan que nos apresentar a versão 5 do Talend Open Studio; a coleção de software agora oferece ferramentas para a integração de dados e aplicativos assim como um componente para o gerenciamento de processos de negócio. Para fornecer esse último recurso, os desenvolvedores integraram a ferramente BMP da Bonitasoft. A Talend afirma que a nova versão do produto foi desenvolvida para criar uma ponte entre aplicativos locais e hospedados na nuvem, e para melhorar a integração de soluções de "big data", como o Hadoop.

O software livre de integração é formado por quatro componentes. O "Talend Open Studio for Data Integration" - antigo produto central do Talend Open Studio - que gerencia a integração de dados e ETL, foi estendido para aprimorar a integração do Hadoop e objetos .NET. O suporte ao Hadoop agora permite que dados sejam transmitidos para dentro e fora de sistemas HDFS. A Talend também melhorou o suporte ao mapeamento XML para tornar mais fácil a criação de serviços complexos de dados e estruturas relacionais.
O "Talend Open Studio for Data Quality" (antes conhecido como Talend Open Profiler) é responsável pelo perfilamento de dados e agora oferece assistentes para detecção de duplicação e dependência de dados.

Para auxiliar novos usuários a entender o processo, trabalhos de demonstração foram expandidos para oferecer exemplos de como resolver problemas comuns de qualidades de dados. Há também um novo recurso de visualização e suporte para validação de endereços usando a API do Google Maps.
O "Talend Open Studio for MDM" lida com Master Data Management e traz recursos aprimorados de busca, um criador de formulários personalizados para entidades master, um gerenciador aprimorado de hierarquia e um recurso de importação e exportação de dados de usuários web. O "Talend Open Studio for ESB" é baseado no Apache CXF, Apache Camel e Apache ActiveMQ para prover um serviço de comunicação (Enterprise Service Bus) para integração de aplicativos. Ele também possui um IDE (ambiente integrado de desenvolvimento) inteiramente baseado no Eclipse para criar serviços web, aplicativos REST, serviços de dados e roteamento de mensagens, além de incluir um simulador de testes e serviços, consoles de distribuição (deployment) e um repositório de artefatos integrado.
Todos os componentes estão agora disponíveis para download gratuitamente, o código-fonte está disponível sob os termos da licença GPLv2. A Talend planeja oferecer também uma versão comercial para empresas com oferta de suporte nas próximas quatro semanas.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: