Ads 468x60px

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Linux 3.0 pode ser lançado em julho

Linus Torvalds indicou na lista de desenvolvimento do kernel que provavelmente terminará de integrar as principais mudanças para a próxima versão do kernel Linux, derivadas da árvore central de desenvolvimento, na noite de domingo, adiantando-se em razão de uma viagem para o Japão na segunda-feira. Ele já havia avisado que isso aconteceria no email de lançamento do kernel 2.6.39, permitindo que os mantenedores dos subsistemas pudessem submeter as mudanças a tempo, antes do fechamento da janela de integração, que abre efetivamente o ciclo de desenvolvimento.

Porém, foram duas linhas no P.S. da mensagem que geraram o debate mais caloroso. Nelas, Torvalds menciona que está considerando designar para a próxima versão o número 2.8.0, ao invés de 2.6.40. Outro desenvolvedor, Ingo Molnar, indagou se não seria melhor esperar pelo número 2.6.42 e então fazer um salto para a numeração de versão 3.0.0. A ideia já é conhecida entre os desenvolvedores e recebeu amplo apoio durante a última conferência anual de desenvolvimento do kernel.

Torvalds respondeu, dizendo que já pensou no salto para a numeração 3.0, começando assim a "terceira década" do Linux. Também colocou que, caso faça o salto, o número de versão será 3.0, e não 3.0.0, deixando o terceiro lugar no número da versão para a numerão de revisões estáveis, ao invés do quarto, como acontecia anteriormente. Lançamentos estáveis usam atualmente a forma 2.x.y.z, onde z é o número da versão estável.

No curso da discussão, Torvalds também afirmou que o salto para o 3.0, com um dígito a menos, ajudaria a esclarecer que kernels com o segundo dígito ímpar não são mais usados para desenvolvimento. A série 2.5, que deu origem à 2.6.0, foi a última dos kernels de desenvolvimento, e isso aconteceu há mais de sete anos.
Em ambas as postagens, Torvalds pareceu bem convencido que avançar para o número 3.0 seria a melhor opção. Ele pode, contudo, ainda se deixar levar pelos comentários, algumas vezes espirituosos, dos outros desenvolvedores na lista. Se Torvalds decidir pela mudança, e se ele e o time de desenvolvedores seguirem com os curtos ciclos de entrega do novo kernel, o Linux 3.0 verá a luz do dia em meados de julho desse ano.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: