Ads 468x60px

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Código do OpenOffice.org será entregue à Fundação Apache

A Oracle propôs que o OpenOffice.org se torne um projeto da Apache Software Foundation (ASF) e entre no processo de incubação da Apache. A proposta vem seis semanas depois da Oracle ter abandonado o desenvolvimento comercial do OpenOffice e declarado que buscava um meio de ter a suíte de escritório gerenciada pela comunidade. Luke Kowalski, vicepresidente do Corporate Architecture Group da Oracle, afirmou que "doar o OpenOffice.org para a Apache dá a esse software de consumo popular uma infraestrutura madura, aberta e bem estabelecida para avançá-lo para o futuro."

Projetos não alçam para a posição de alto-nível na Apache imediatamente. O processo de incubação permite que os projetos recém-chegados para trabalhar com mentores na Apache Software Foundation (ASF) e direcioná-los para que operem diretamente no "The Apache Way", sintonizando as práticas de licenças, governança meritocrática e todos os outros elementos de como os projetos Apache trabalham. Para o OpenOffice.org, sugeriu-se que o projeto seja tutelado pelo presidente da ASF, Jim Jagielski.

A proposta de incubação não foi formalmente entregue, mas Jagielski afirmou que todo o código sobre o qual a Oracle possuia direitos será doado e relicenciado sob a Apache License 2.0. Existem algumas dependências de bibliotecas externas sob as licenças GPL e LGPL, que o projeto deverá trabalhar para resolver, seja substituindo ou relicenciado por acordo.

A IBM também está profundamente envolvida no processo. Kevin Cavanaugh, vice-presidente da IBM Collaboration Solutions, observou que a empresa "está ansiosa em interagir com outros membros da comunidade para desenvolver a tecnologia, começando com nosso forte apoio ao processo de incubação para o OpenOffice na Apache". Rob Weir, ODF Architect da IBM, fez um convite em seu blog para que todos os desenvolvedores se juntem ao esforço que acontecerá sob a tutela da Apache - "Em particular, precisamos atrair uma grande variedade de especialistas do projeto. Isso inclui programadores C++, garantia de qualidade, ajuda e documentação, interface de usuário, tradução e internacionalização, acessibilidade, instalação etc. Por favor, fiquem atentos para um anúncio da Apache nas próximas semanas dizendo que o projeto de incubação do OpenOffice está aberto e pronto para aceitar membros".

A Document Foundation (TDF), mantenedora do LibreOffice, a derivação LGPL do OpenOffice.org que foi lançada no ano passado, se mostrou menos entusiasmado com a mudança. Em uma entrada em seu blog, Florian Effenberger disse que a TDF receberia uma união do OpenOffice.org e do LibreOffice em uma única comunidade de braços abertos, mas que ele temia o fato de que a comunidade Apache possui "diferentes expectativas e normas - quanto ao licenciamento e mais - para os projetos OpenOffice.org e LibreOffice" e chamou todo o acontecimento uma oportunidade perdida. Por outro lado, mais positivo, ele observou que a Apache License 2.0 é compatível com a LGPLv3+ e MPL, o que permitiria a TDF "transferir o código do LibreOffice para MPLv2 ou versões futuras da LGPL." Effenberger espera que a TDF entre em discussões de negócio com o presidente da ASF durante os próximos meses para discutir o futuro dos dois projetos.

Fonte: h-online, em inglês

0 comentários: