Ads 468x60px

terça-feira, 21 de junho de 2011

LexisNexis é o novo integrante da Linux Foundation

LexisNexis Risk Solutions, um provedor de business intelligente, anunciouque está se juntando à Linux Foundation. O anúncio vem acompanhado daliberação do código da sua plataforma HPCC (High Performance Computing Cluster), uma alternativa ao Hadoop para o processamento de quantidades maciças de dados, em edições comercial e comunitária. HPCC Systems é o nome da nova empresa, criada pela LexisNexis que distribuirá a plataforma que faz uso de sistemas distribuídos de alto desempenho, um mercado em que o Linux é muito popular. A empresa se uniu à Linux Foundation para abrir um canal de comunicação com a comunidade e expandir seu trabalho nessa área.


LexisNexis desenvolveu o HPCC por dez anos, enquanto criava um sistema para seu próprio uso, para processar bilhões de registros e prover os resultados aos seus clientes. "Viemos trabalhando nisso em silêncio por anos para nossos consumidores com grande sucesso," disse o CEO da empresa, James Peck. A empresa espera que a comunidade passe a adotar a ferramenta em maior escala e possa inovar com o código da plataforma.


A HPCC foi construída em torno da Linguagem de Controle Empresarial (Enterprise Control Language ou ECL), um linguagem expansível e centrada no controle de dados, que vem com uma IDE. O código ECL é então executado em nós Thor ou Roxie. O Thor é a "refinaria de dados" da HPCC, que processa os dados, já o Roxie é um "motor de entrega rápida de dados" desenhado para buscar registros individuais ou em conjuntos.



A versão comunitária da HPCC está licenciada sob a GPLv3, porém, apesar do anúncio, downloads para o binário ou o código-fonte dessa edição ainda não foram liberados no site. Mais informações podem ser obtidas através de uma página com esclarecimentos colocada no site.


Fonte: h-online, em inglês.




0 comentários: