Ads 468x60px

terça-feira, 21 de junho de 2011

O que esperar do GNOME 3.2?

Nem bem tivemos tempo de testar o GNOME 3.0 e os desenvolvedores do projeto estão se preparando para o próximo grande lançamento, o GNOME 3.2, que deve acontecer no final do mês de setembro, de acordo com a agenda publicada do projeto.
Antes desse lançamento, contudo, o GNOME passará por alguns marcos de desenvolvimento. O segundo deles, a revisão 3.1.2 do projeto, foi lançada nesse último sábado. Estão previstos ainda mais dois marcos para julho, dois para agosto, dois betas e um RC no começo de setembro.
As novidades para o GNOME 3.2 já tem sido discutidas em sua página Wiki. Até o momento destacam-se a importância de melhorar a acessibilidade para as futuras revisões do projeto, completar o trabalho com o gerenciamento de cores, uma nova tela de login com o estilo do novo GNOME Shell, seguir com a universalização dos padrões do GNOME 3 para as janelas do sistema, melhorias no suporte a CSS para os temas do gerenciador, aumento dos níveis de sobreposição (overlay) de elementos na tela, um maior suporte para tablets e dispositivos touch-screen e a integração de aplicativos web com a área de trabalho.
Contudo, o mais importante para o próximo lançamento será a integração do GTK+ 3.2 com HTML5 através de um backend batizado de "Broadway", que permite que aplicações em GTK+ 3 sejam renderizadas em navegadores web modernos, capazes de trabalhar plenamente com HTML5, como é o caso do Mozilla Firefox 4 e do Google Chrome. Essa tecnologia é mais um passo que distancia o ambiente de trabalho GNOME de sua dependência do servidor X, quase um aceno ao novo Wayland.
Já existe um vídeo demonstrando a execução do gtk-demo através de um navegador, que você pode conferir aqui.
Para mais informações, visite a página do projeto, que contêm a agenda de lançamentos, marcos de desenvolvimento e propostas para as versões futuras.

0 comentários: