Ads 468x60px

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mozilla lança o Firefox 5.0

Como era esperado, o projeto Mozillalançou a versão 5.0 do Firefox. A revisão do navegador web em código aberto vem apenas três meses após a última versão relevante do projeto, o Firefox 4.0, que sofreu uma série de atrasos. Esse aumento rápido de versões se deve ao fato do Mozilla ter adotado um modelo de numeração similar ao uso pelo Google em seu projeto Chrome.


Uma das melhorias mais importantes no Firefox 5 é o suporte para animação CSS, um recurso que navegadores como o Safari já vinham oferecendo há algum tempo. Ao criar uma animação CSS, o desenvolvedor especifica o nome e a duração da animação nas regras CSS para o elemento HTML em questão. Após o seletor @keyframes associado à animação se colocam parâmetros como o ponto de partida e de chegada do elemento, assim como seus pontos intermediários opcionais.


No Firefox 5, a opção pelo cabeçalho Não-Rastrear (Do-Not-Track ou DNT) foi colocada em outro lugar visando "facilitar seu acesso". No Windows, ela pode ser encontrada sob "Ferramentas > Opções > Privacidade", já no Mac OS X a opção está sob "Firefox > Preferências > Privacidade". Essa preferência permite que usuários explicitem para sites que eles não desejam ter seu comportamento de navegação rastreado. Se o site respeita essa opção, ou não, é uma decisão de seus desenvolvedores.


Outras mudanças incluem avanços no desempenho do canvas, JavaScript, memória e rede, assim como a atualização do suporte dos padrões HTML5, XHR, MathML, SMIL e canvas. A integração com o ambiente de trabalho para usuários Linux também melhorou. Introduzido nas atualizações Beta, o interruptor para o canal de desenvolvimento foi removido. A versão ainda corrige uma série de falhas de segurança, cinco delas avaliadas como "Críticas" pela Mozilla.
A versão para dispositivos móveis também foi atualizada: Firefox 5 para Android já pode fazer uso do cabeçalho DNT, os desenvolvedores afirmam que é o primeiro navegador para esses dispositivos à oferecer esse recurso. A nova versão ainda conta com suporte para IPv6; as propriedades CSS "overflow:scroll" e "overflow:auto"; complementos sem reinicialização e eventos online e offline de HTML5. Os usuários podem fazer o download da versão para dispositivos móveis no Android Market.


Mais detalhes, com uma lista de problemas conhecidos, podem ser encontradas nas notas de lançamento. O Firefox 5.0 está disponível para download nas versões Linux, Mac OS X e Windows na página do projeto. Alternativamente, os usuários poderão atualizar seus navegadores através da notificação automática de atualização ou manualmente selecionando "Checar por atualizações" no menu de Ajuda. O projeto Mozilla encoraja os usuários a atualizar para a última revisão assim que possível.


Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: