Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de julho de 2011

As novidades do Fedora 16

Sempre abrindo caminho para tecnologias de ponta, o Fedora 16, que tem seu lançamento agendado para o final de outubro, já tem sua lista dos novos recursos praticamente definida, agora que terminou o prazo para novos acréscimos na próxima versão da distribuição. Ainda podemos esperar algumas alterações, mas com o "feature freeze" programado para a próxima terça-feira, é de se esperar que os desenvolvedores se concentrem em avançar com o preparação da lista de novos recursos já estabelecida para que fique tudo pronto para os testes. Esses devem começar com o lançamento da única versão alpha programada para a distribuição, que deve acontecer dia 16 de agosto.

Entre a lista dos 40 novos recursos que acompanharão a versão 16 da distribuição, estão o GNOME 3.2 e o KDE Plasma Workspaces 4.7. Os desenvolvedores estão planejando mudar o inicializador do sistema para o Grub2. Com a inclusão do systemd no Fedora 15, como uma alternativa ao sysvinit e o upstart, o projeto também tem planos de substituir ainda mais scripts de inicialização do sysv com unidades do systemd na versão 16. Além disso, com a inclusão do kernel Linux 3.0, que deve ser nessa sexta-feira, o novo Fedora oferecerá todos os requisitos para configurar um sistema para virtualização com Xen.
Como a lista é extensa, é possível que o projeto Fedora descarte alguns dos recursos listados, ou prorrogue a inclusão para o Fedora 17, se ficar decidido que o recurso exigirá mais trabalho para alcançar a estabilidade necessária para o lançamento. Isso pode acontecer, por exemplo, com o uso do Btrfs como o sistema de arquivos padrão do sistema, algo que o Fedora já havia decidido em junho. Contudo, um dos critérios estipulados para a transição de Ext4 para Btrfs foi a disponibilidade de um programa para checar e reparar o sistema de arquivos, um btrfsck, que estava previsto para maio, mas até hoje não viu a luz do dia.
Fonte: h-online

0 comentários: