Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Empresa lança novo formato de documento interativo

Wolfram Research, empresa que ficou famosa pela ferramenta de busca cognitiva Wolfram Alpha e pelo aplicativo de computação técnica Mathematica, anunciou a criação de um novo formato de documento interativo, o Computatble Document Format (CDF).


De acordo com a companhia, o formato CDF permite que autores embarquem gráficos, diagramas e tabelas interativas em seus documentos, permitindo que leitores ajustem certas variáveis para ver diferentes resultados, o que pode ajudar na compreensão do conteúdo, como por exemplo a exibição de como a mudança de um preço pode alterar o lucro de uma empresa, ou de diferentes camadas de uma varredura cerebral.

Conrad Wolfram, atual diretor de desenvolvimento estratégico e internacional da empresa, disse que a proposta do formato é comunicar melhor do que nunca as ideias quantitativas do mundo. E continuou explicando que o aspecto fundamental desse formato é sua simplicidade, para que qualquer um, não só matemáticos e programadores, possam criar documentos interativos.
Interatividade com o CDF
A criação dessa interatividade é facilitada pelo uso de comandos linguísticos que já são comuns aos usuários do Wolfram Alpha. Por exemplo, para criar um aplicativo básico, que borra uma imagem usando o valor de um indicador sobre uma barra, basta escrever "borrar imagem de Abraham Lincoln com raio x" (blur image of Abraham Lincoln with radius x).

Wolfram afirma que "[no momento] qualquer um capaz de fazer um macro de Excel pode facilmente criar interatividade para o CDF, queremos chegar ao ponto em que qualquer um capaz de fazer uma tabela em Excel possa criar interatividade para o formato."

Para fazer um documento CDF será necessário usar o aplicativo Mathematica 8, da empresa. A visualização vai exigir um aplicativo gratuito distribuído pela Wolfram Research.

Mais detalhes e um vídeo de demonstração estão disponíveis na página do Computable Document Format.

Fonte: pcpro, em inglês.

0 comentários: