De acordo com a companhia, o formato CDF permite que autores embarquem gráficos, diagramas e tabelas interativas em seus documentos, permitindo que leitores ajustem certas variáveis para ver diferentes resultados, o que pode ajudar na compreensão do conteúdo, como por exemplo a exibição de como a mudança de um preço pode alterar o lucro de uma empresa, ou de diferentes camadas de uma varredura cerebral.
Conrad Wolfram, atual diretor de desenvolvimento estratégico e internacional da empresa, disse que a proposta do formato é comunicar melhor do que nunca as ideias quantitativas do mundo. E continuou explicando que o aspecto fundamental desse formato é sua simplicidade, para que qualquer um, não só matemáticos e programadores, possam criar documentos interativos.
Wolfram afirma que "[no momento] qualquer um capaz de fazer um macro de Excel pode facilmente criar interatividade para o CDF, queremos chegar ao ponto em que qualquer um capaz de fazer uma tabela em Excel possa criar interatividade para o formato."
Para fazer um documento CDF será necessário usar o aplicativo Mathematica 8, da empresa. A visualização vai exigir um aplicativo gratuito distribuído pela Wolfram Research.
Mais detalhes e um vídeo de demonstração estão disponíveis na página do Computable Document Format.
Fonte: pcpro, em inglês.
0 comentários:
Postar um comentário