Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Memória flash NAND pode matar a DRAM

A indústria de DRAM enfrenta uma série ameaça da memória flash NAND em seu maior mercado: PCs. Isso é o que diz um novo estudo recentemente lançado pela empresa de pesquisa de mercado Objective Analysis.


Após testar uma "variada gama de configurações DRAM e NAND", assim como mais de 300 referências industriais de PC, os pesquisadores concluíram que mesmo com os preços atuais, um dólar equivalente de memória flash NAND oferece um maior desempenho em um computador do que o acréscimo de um dólar em DRAM.

"Com o tempo, a diferença de preço sobre desempenho das duas tecnologias vai aumentar, o que eventualmente tornará a NAND a escolha principal de memória para um PC," disse Jim Handy, autor do estudo. "Assim que [fabricantes de sistemas] e usuários descobrirem esse fato, as capacidades de DRAM no PC vão parar de crescer."

Handy afirma que, com essa nova realidade, podemos esperar o declínio contínuo em faturamento com DRAM, uma consolidação mais rápida do mercado de DRAM, e o eventual surgimento de um mercado de DRAM terceirizado (fabless).

O estudo reforça as conclusões de diversos pesquisadores universitários e gerentes de data centers que afirmam que a memória NAND tem mais chances de substituir a DRAM de um computador do que seus discos rígidos.

"Um balanceamento apropriado de NAND, DRAM e um HDD resulta em um desempenho superior por dólar do que um sistema com apenas DRAM/HDD," diz Handy. "Uma combinação bem arquitetada de NAND/DRAM traz um desempenho similar à discos SSD (solid-state drive) em sistemas, tudo isso com pouco ou nenhum acréscimo no preço de um sistema padrão baseado na plataforma convencional de DRAM-e-HDD."

A empresa de pesquisa de mercado iSuppli aponta que o mercado para DRAM mudou de direção abruptamente em 2011, e caiu de forma mais acentuada do que se esperava. Ao mesmo tempo, o preço de memória flash NAND continuou a cair.

O faturamente global de DRAM em deve cair 11,8% em 2011, de 40,3 bilhões de dólares em 2010 para 35,5 bilhões, diz o relatório da empresa.
"Essa queda representa uma reversão terrível do aumento de 77,5% no faturamento de DRAM em 2010, comparado com 2009," afirmou a iSuppli. "E os próximos anos também serão turbulentos para o faturamento do mercado de DRAM."

Ao mesmo tempo, esse ano o suprimento global de memória flash NAND deve subir 79,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com a DRAMeXchange.

O estudo da empresa Objective Analysis, "Como a memória NAND para PC vai minar a memória DRAM" (How PC NAND Will Undermine DRAM), contém 50 exemplos que demonstram graficamente a natureza do trade-off entre NAND e DRAM, juntamente com previsões baseadas nessas informações, que ilustram seu impacto sobre os mercados de DRAM e NAND. Esse estudo pode ser obtido no site da empresa.

Handy conclui que os "fabricantes de DRAM terão que pensar seriamente em seu futuro. Desde meados da década de 90, o mercado se consolidou passando de 17 empresas importantes para apenas 7, quando os PCs começarem sua transição para NAND, o progresso dessa consolidação será ainda mais acelerado."

Fonte: computerworld, em inglês.

0 comentários: