Ads 468x60px

terça-feira, 12 de julho de 2011

Novos netbooks com processador ARM

Quando lançados pela primeira vez no mercado, em meados de 2010, os netbooks ARM foram uma aposta que não deu certo, o interesse pela plataforma foi baixo, e esses dispositivos tiveram que enfrentar a competição dos processadores Atom, que forneciam um processamento capaz de executar sistemas operacionais mais "familiares". Netbooks como o Toshiba AC100 e o Lenovo IdeadPad U1 ficaram fadados a um número muito baixo de vendas e foram rapidamente retirados do mercado.

Contudo, o ano de 2011 trouxe grandes novidades para os processadores ARM. O desenvolvimento acelerado da tecnologia, que tem garantido a competitividade dos núcleos, frente ao desempenho dos processadores Intel para os mesmos fins. Seja com o esperado lançamento do Android 4 "Ice Cream Sandwich" que trará uma interface propriamente desenvolvida para telas com mais de 7 polegadas e para um sistema que já opera nativamente sobre processadores ARM.
Com esse futuro promissor em mente, fabricantes reconhecidos de netbooks como a Acer, Asus, Samsung e Toshiba, reingressarão com dispositivos equipados com processadores ARM ao mercado, afirmaram fontes da indústria para o portal de notícias DigiTimes. Essas máquinas devem começar a aparecer até o final de 2011, possivelmente com um lançamento da Asus, que, segundo o portal, já tem planos para lançar um dispositivo com tela de 13 polegadas, equipada com a tecnologia ARM da Nvidia e o sistema operacional Android.
Enquanto isso, com o recente lançamento dos sistemas operacionais Meego 1.2, há pouco menos de dois meses; e ChromeOS, há um mês, algumas empresas já estão lançando opções de netbooks equipados com processadores Intel e operando sobre essas plataformas livres. Nada como um pouco de competição para os sistemas operacionais fechados.

0 comentários: