Ads 468x60px

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma alternativa aberta para a análise de gráficos de larga escala

A empresa de análise Ravel anunciou a liberação do código de sua solução GoldenOrb, um aplicativo de análise de gráficos em larga escala. O produto é baseado nas mesmas ideias que inspiraram a criação da arquitetura Pregel pelo Google, o modelo Bulk Synchronous Parallel Model desenvolvido na década de 80.

Problemas com quantidades gigantescas de dados são normalmente associados com projetos como o Hadoop, da Apache, que começou como uma implementação aberta dos algoritmos do Map/Reduce do Google, e desde então se tornou uma plataforma para abordar computação amplamente distribuída.

Tanto o GoldenOrb, como o Pregel, trabalham com um tipo diferente de problema. O tipo em que os dados são representados não por milhões ou bilhões de registros, mas por milhões ou bilhões de conexões que formam um gráfico.

A solução usa a tecnologia dos projetos Apache Hadoop e Zookeeper como a base para a construção de um framework em que um "OrbRunner" orquestra o processamento de objetos Vertex através de VertexBuilders e VertexWriters. Os desenvolvedores recomendam que usuários leiam o artigo do Google sobre o Pregel para compreender como algoritmos de gráficos são aplicados em um sistema agrupado.

A Ravel acredita que o GoldenOrb pode ser usado em análise de gráficos sociais, data-mining, detecção de fraudes, otimização da malha de energia e análise de redes. A empresa afirma que não existem implementações comerciais da solução, e que não pretende desenvolver edições diferenciadas do produto.

O GoldenOrb está disponível no repositório GitHub do projeto e está licenciado sob a Apache Licence 2.0.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: