Ads 468x60px

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Google compra patentes da IBM

O Google informou nessa última sexta-feira que comprou patentes de tecnologias da International Business Machines (IBM), o gigante da ferramenta de buscas da internet está estocando propriedade intelectual para se defender de processos judiciais. "Como muitas empresas na área de tecnologia, temos que adquirir patentes que são relevantes para nossos negócios," afirmou um porta-voz do Google.

A compra foi também reportada pelo blog SEO by the Sea, que apontou que o Google havia registrado em meados de julho a aquisição de mais de 1.000 patentes com o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos. As patentes tratam da "fabricação e arquitetura de chips de memória e microprocessadores," arquitetura de computadores, como servidores e roteadores, e ferramentas de busca online, entre outras diversas inovações.

O porta-voz do Google se recusou a comentar sobre o preço da compra. Também não ficou claro quais patentes seriam úteis para o Google se proteger contra processos judiciais.

O Google vem enfrentando processos por vários de seus serviços, entre eles o sistema operacional para dispositivos móveis Android, que tem se tornado um alvo cada vez mais visado agora que sua popularidade tem subido. Não está claro se qualquer desses processos realmente representa alguma ameaça ao faturamento futuro gerado pelas novas tecnologias do Google.

O advogado-geral do Google, Kent Walker, argumentou recentemente que as litigâncias por violação de patentes estão sufocando a inovação e sendo usado por companhias que querem "bloquear produtos da competição ou lucrar com o sucesso de uma nova tecnologia de um rival." Ele afirmou que o único recurso do Google é tentar comprar um grande número de patentes para si, já que é uma companhia relativamente jovem e com um portfólio de patente bem mais modesto que seus competidores.

O Google possui aproximadamente 40 bilhões de dólares em dinheiro, dando a ele a flexibilidade necessária para realizar essas compras. Mas foi vencido recentemente em uma oferta, quando uma coalizão de empresas que competem com o Android, entre elas a Apple e a Microsoft, concordo em comprar um portfólio de mais de 6.000 patentes que pertenciam à Nortel Networks por 4,5 bilhões de dólares. Preço cinco vezes maior que a oferta de 900 milhões de dólares feita pelo Google.

Há ainda mais aquisições em vista, o Google tem entrado em contato para comprar a InterDigital Inc., uma empresa que possui alguns milhares de patentes e licenças, mas não cria produtos. Um negócio como esse deve custar ao Google pelo menos alguns bilhões de dólares.

Fonte: wsj, em inglês.

0 comentários: