Ads 468x60px

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma empresa de dispositivos para OpenStack

Chris C. Kemp, antigo Diretor de Tecnologia (Chief Technology Officer ou CTO) da NASA, anunciou na OSCON a formação de uma nova empresa, batizada de Nebula. Informações no documento divulgado para a imprensa detalham que a nova empresa vai produzir dispositivos para nuvens OpenStack que suportará servidores de comodidade (commodity servers), como o que foi feito com os servidores Dell PowerEdge C, e os padrões OpenCompute do Facebook. A empresa também desenvolverá software para OpenStack destinado ao suporte de sistemas de armazenamento empresariais gigantescos, na escala de petabytes de informação.

A equipe Nebula é formada por Steve O'Hara e Devin Carlen, descritos como pioneiros do OpenStack, e diversos engenheiros e executivos que trabalhavam junto à Google, NASA, Amazon, Disney, Dell, Anso Labs, Rackspace e Microsoft. A empresa assegurou seu financiamento através de um investimento de risco da Kleiner Perkins Caufield & Byers e da Highland Capital Partners.

O documento afirma que a Nebula "desenvolveu um dispositivo que permite que qualquer empresa construa sem esforço uma nuvem privada à partir de centenas ou milhares de computares baratos." A empresa recebeu seu nome do sistema de nuvem da NASA, projeto que Kemp iniciou no Centro de Pesquisa Ames da agência espacial. A tecnologia da plataforma de nuvem Nebula foi integrada ao OpenStack quando este foi lançado em conjunto pela Rackspace e a NASA há aproximadamente um ano atrás.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: