Ads 468x60px

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Interior de Goiás recebe evento itinerante de propagação de tecnologias livres


No próximo dia 3 de setembro será realizada na cidade de Anápolis a segunda etapa do Circuito Goiano de Software Livre. O evento será composto por um dia de intensa programação, com enfoque na popularização do uso de Software Livre e tecnologias abertas. A organização é da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com a Associação Software Livre de Goiás (ASL-Go).

A motivação para a realização do Circuito nasce da necessidade de potencializar as políticas públicas voltadas para o setor de Tecnologia da Informação (TI). O coordenador de tecnologia da UEG, André Luiz Soares, conta que as ações são motivadas pela lei no 15.425, de 18 de outubro de 2005. “A Universidade está antecipando as orientações que advirão, e projetos como o Circuito Goiano de Software Livre são um espaço a mais de discussão técnica, política e social sobre o assunto em Goiás”, argumentou.

Além da discussão técnica, o Circuito Goiano de Software Livre é considerado também uma maneira de difundir as comunidades pelo interior do Estado, e desta maneira incentivar negócios baseados em tecnologias livres. A analista de sistemas na UEG, Melina Dias, acredita que o evento é estratégico, “pois oferece para todas as regiões de Goiás uma gama de atividades pouco comuns, como: palestras, exposições e oficinas, além de investir na qualificação e conhecimento local e descentralizado”, acredita.


As etapas
As etapas do evento acontecerão nos municípios sede das dez regiões de planejamento do Estado de Goiás, com o objetivo de disseminar o Software Livre e descentralizar as discussões sobre as tecnologias livres e a atuação das comunidades no interior goiano. A estimativa é de atingir a um público estimado de 2 mil participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas áreas, bem como empresários, profissionais e técnicos do setor de TI, diretores, técnicos da área governamental e demais interessados na área de informática, abrangendo indiretamente os 246 municípios do Estado.


A Associação Software Livre de Goiás
A Associação Software Livre de Goiás (ASL-Go) é uma associação civil sem fins lucrativos que atua na promoção e na articulação de projetos que visem a liberdade de conhecimento, com o compartilhamento de experiências e a busca pela igualdade de oportunidades, por meio de uma autonomia tecnológica sustentável.


As inscrições para todas as etapas são gratuitas e podem ser feitas pelo portal do software livre de Goiás, acesse o link "cursos".

0 comentários: