Nessa data especial, a equipe DPKG gostaria de parabenizar todos os responsáveis por fazer desse sistema o que ele é hoje. O melhor sistema operacional...Obrigado a todos os Desenvolvedores, empresas, fabricantes, fornecedores e, principalmente, os usuários. Que os próximos 20 anos sejam ainda melhores!
Em 25 de agosto de 2001, o finlandês Linus Benedict Torvalds, então com 31 anos, mandou o clássico email sobre a criação do Linux. Portanto, hoje é oficialmente a data em que o sistema veio a público.
Em 25 de agosto de 2001, o finlandês Linus Benedict Torvalds, então com 31 anos, mandou o clássico email sobre a criação do Linux. Portanto, hoje é oficialmente a data em que o sistema veio a público.
Graças à evolução nos últimos 20 anos, o Linux atualmente faz parte de uma série de aparelhos e sistemas — de supercomputadores a relógios de pulso — e ultrapassou o status de sistema caseiro. Somente o kernel atual tem mais de 14 milhões de linhas de código.
Para qualquer tecnologia, é muito complicado traçar os próximos 20 anos. No entanto, uma coisa é fácil afirmar: o modelo colaborativo, que permite a evolução do sistema e seu desdobramento em muitos usos e aspectos, veio para ficar.
Também vale mencionar que há organizações empenhadas em manter essa cultura, protegendo-a do mercado. Só a título de curiosidade, segundo dados da Linux Foundation (Linux.com), cerca de 520.277 patentes associadas ao Linux foram submetidas em 2010. Aliás, o site elaborou um excelente infográfico que reproduzo abaixo.
Abaixo você pode conferir o conteúdo do email histórico quando o Linus Torvalds divulgou a primeira versão do Linux na internet:
“Hello everybody out there using minix -
I’m doing a (free) operating system (just a hobby, won’t be big and
professional like gnu) for 386(486) AT clones. This has been brewing
since april, and is starting to get ready. I’d like any feedback on
things people like/dislike in minix, as my OS resembles it somewhat
(same physical layout of the file-system (due to practical reasons)
among other things).
I’ve currently ported bash(1.08) and gcc(1.40), and things seem to work.
This implies that I’ll get something practical within a few months, and
I’d like to know what features most people would want. Any suggestions
are welcome, but I won’t promise I’ll implement them :-)
Linus (torva…@kruuna.helsinki.fi)
PS. Yes – it’s free of any minix code, and it has a multi-threaded fs.
It is NOT protable (uses 386 task switching etc), and it probably never
will support anything other than AT-harddisks, as that’s all I have :-) . ”
Adaptado: INFO
0 comentários:
Postar um comentário