Ads 468x60px

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O primeiro beta do GNOME 3.2

O projeto GNOME lançou o primeiro de duas versões betas do GNOME 3.2. Essa versão pré-lançamento, designada GNOME 3.1.90 está disponível apenas alguns dias após o congelamento de mudanças na interface de usuário, que juntamente com o beta, foi atrasado em uma semana para permitir que houvesse tempo para incorporar algumas últimas alterações.
A interface no GNOME 3.2 (que tem a data de lançamento programada para 28 de setembro) deve ser idêntica à do beta. Um novo recurso que foi acrescido na versão beta foi a possibilidade de integrar sites frequentemente usados na área de trabalho como aplicativos web. Isso vai permitir que sites "similar à aplicativos" sejam salvos e mais tarde abertos como se fossem aplicativos na área de trabalho do GNOME.

O desenvolvedor Xan López escreveu em seu blog sobre o progresso em trazer esse recurso ao GNOME, afirmando que ele "assentou o grosso do código para o lançamento da versão 3.1.90."
Como exemplo, ele mostra como o Twitter pode ser salvo "como um aplicativo web" do navegador Epiphany, que abre um diálogo que permite que o novo aplicativo seja nomeado. O navegador então cria um aplicativo que pode ser iniciado a partir do lançador. Quando inicializado, o aplicativo não possui nenhuma interface de usuário típica de um navegador, além de uma barra de título, além de estar em preso por uma "sandbox" ao domínio em que foi criado, o aplicativo também herda cookies do navegador principal, porém é executado em um processo separado. Esse último recurso permite outras instâncias do navegador não sejam afetadas, caso o aplicativo web falhe. Em outros aspectos o sistema os tratará como aplicativos comuns, aparecendo na lista programas (overview mode) e podendo ser acrescentados à barra de inicialização rápida.
A versão beta também inclui a última versão do GNOME Shell, que traz, entre diversas melhorias da interface, com três novos recursos - um teclado virtual, busca de contatos e suporte à arte de capa para notificações - que foram desenvolvidos pelos estudantes do Google's Summer of Code.
Além de lançar o beta, a equipe de desenvolvimento do GNOME também atualizou várias páginas wiki sobre os recursos do GNOME 3.2. O novo recurso para prévia de arquivos, a tela de login estilizada para o GNOME 3 e a lista "coisas chatas para consertar" são tarefas que foram consideradas concluídas. O suporte à tablets ainda está designado como "em desenvolvimento", já a integração com o IBus e o menu de aplicativos foram adiada para o GNOME 3.4.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: