Ads 468x60px

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Passos finais para o GNOME 3.2


O projeto GNOME publicou a versão 3.1.91, o segundo beta do GNOME 3.2. Em menos de duas semanas, o candidato de lançamento do GNOME 3.1.92 deve ser lançado. De acordo com o mapa de desenvolvimento, o GNOME 3.2 deve ser publicado no dia 28 de setembro, mas os desenvolvedores estão um pouco atrasados com o cronograma.

O email de lançamento destaca que a versão beta 3.1.91 é um marco importante de desenvolvimento. A partir dessa versão, o ambiente de trabalho depende apenas de "vínculos python baseados no introspection" fornecidos pela biblioteca pygoobject-3. Assim, pacotes como o Pygtk, gnome-python e gnome-python-desktop não são mais necessários para o funcionamento do gerenciador de ambiente gráfico. Para mais informações sobre vínculos python no GNOME, há uma entrevista esclarecedora com Tomeu Vizoso e John "J5" Palmieri.
Ocorrerão também mudanças na forma de distribuição do GNOME. Recentemente, os desenvolvedores GNOME anunciaram que o código-fonte será somente disponibilizado em arquivos tar comprimidos com XZ à partir de Novembro. Até o momento a compressão Bzip2 era usada. Essa mudança deve afetar apenas as versões futuras, os arquivos atuais com o código-fonte não serão deletados ou reempacotados com o XZ.
O XZ é o sucessor do algoritmo de compressão de arquivos Lempel-Ziv/"Cadeia de Markov", que consome muita memória, mas que oferece recursos poderosos de compressão (frequentemente melhor que o bzip2) e de descompressão rápida e fácil.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: