Ads 468x60px

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Terceiro beta do jQuery Mobile

Os desenvolvedores do jQuery Mobile lançaram o terceiro beta da versão para dispositivos móveis do framework jQuery, que finalmente foi descrito como possuindo todos os recursos desejados para o lançamento final. De acordo com a agenda de lançamento, um candidato à versão 1.0 deve estar disponível até o final desse mês.

Nesse beta final, os desenvolvedores melhoraram o suporte à instrução pushState, que permite que aplicativos Ajax codifiquem seu estado na URL. O mecanismo pushState usar o history.replaceState() em navegadores mais recentes, que resulta em URLs mais limpas, sem o acréscimo de sinais "#". Os eventos pagebeforechange e pagechange (antigamente beforechangepage e changepage) também foram melhorados e permitem que os desenvolvedores vinculem páginas dinâmicas enquanto são carregadas ou passam por alguma transição. Com o lançamento iminente do iOS 5 da Apple, os desenvolvedores do jQuery Mobile também acrescentaram código para tornar mais acessível recursos como barra de ferramentas, cabeçalhos e rodapés fixos, além de rolagem com movimento nativo.

Uma mudança que está sendo adiada para depois do lançamento da versão 1.0 é a mudança de animação baseada em quadros para a animação baseada em transição por CSS. "Essa mudança para transições não é a panaceia que esperávamos", afirmaram os desenvolvedores que estão trabalhando com o código, que decidiram esperar até que navegadores de dispositivos móveis, como o Firefox Mobile e o Opera Mobile, consigam lidar com transições CSS.
Em sua versão beta 3, o jQuery Mobile já oferece suporte de "boa qualidade" nos sistemas operacionais Apple iOS 3.2-5.0beta, Android 2.1-2.3, Android Honeycomb, Windows Phone 7, Blackberry 6,7 e Playbook, Palm WebOS 1.4-2.0 e 3.0, Firefox Mobile, Opera Mobile e Kindle 3, além de funcionar com as versões pra desktop do Chrome 11-13, Firefox 3.6-4.0, Internet Explorer 7-9 e Opera 10-11.
As notas de lançamento estão disponíveis no anúncio oficial, assim como links para as versão de JavaScript e CSS hospedadas pelo CDN, e um arquivo zip (download direto) de todos os arquivos necessários. O jQuery Mobile está disponível sob as licenças GPLv2 e MIT.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: