Ads 468x60px

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sistema de controle de versão Bazaar com suporte de prazo estendido

Os desenvolvedores por trás do sistema de controle de versão distribuído Bazaar lançaram uma nova versão da ferramenta que inclui, entre outras coisas, tempo de suporte estendido. Ou tempo estendido será efetivo até fevereiro de 2013. O Bazaar 2.4 é compatível com versões mais antigas, desenvolvedores podem ler e escrever em repositórios que foram gerados usando o Bazaar 2.0 ou posterior. A equipe de desenvolvimento está, contudo, aconselhando os usuários à atualizar a ferramenta para a nova versão.

A versão 2.4 do Bazaar requer Python 2.6 ou posterior para funcionar, o suporte à versões anteriores do Python foi descartado. Entre os novos recursos dessa edição estão a habilidade de combinar relatórios de mudanças usando a extensão changelog_merge e a possibilidade de desenvolvedores criarem suas próprias ferramentas de fusão de código para usar juntamente com o Bazaar. Ao todo, esse lançamento inclui mais de 150 mudanças e correções de falhas, detalhes podem ser encontrados nas notas de lançamento.
O Bazaar ficou conhecido por ser o sistema adotado pela Canonical para o desenvolvimento da distribuição Ubuntu Linux. A Canonical é também o principal patrocinador do projeto e oferece um serviço de repositório online, o Launchpad, que também usa a ferramenta Bazaar.
Mas o sistema de controle de versão distribuído não está limitado ao Ubuntu ou ao Linux, existem pacotes de instalação da ferramenta para outros sistemas operacionais, como o Windows, Mac OS X, Solaris e BSD. O Bazaar nasceu com as mesmas motivações que seus competidores hoje no mercado e os conceitos que guiam o sistema não são substancialmente diferentes daqueles por trás do Mercurial ou do Git - até mesmo os comandos são similares. Há também uma extensão para o Eclipse que pode ser instalada através do site de atualização. O Bazaar está licenciado sob a GPLv2.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: