Ads 468x60px

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

15 anos de KDE

O KDE, ou "K Desktop Environment", está celebrou seu décimo-quinto aniversário dia 14 de Outubro e a comunidade KDE anunciou uma festa global para celebrar o evento. O anúncio inclui sugestões para o que fazer - organizar uma festa local, testar 15 falhas, logar-se no canal #kde no servidor IRC Freenode - e o pedido de que quaisquers planos ou fotos das celebrações sejam enviados para 15@kde.org.

A primeira menção ao KDE ocorreu pela primeira vez em 14 de Outubro de 1996, quando seu criador Matthias Ettrich postou uma mensagem na Usenet pedindo por assistência com o desenvolvimento de uma interface gráfica para o Linux usando a biblioteca Qt. Ele afirmou então que o objetivo do KDE era "NÃO criar uma interface gráfica para todo o sistema UNIX ou para um administrador de sistemas", mas sim "criar uma interface gráfica para um USUÁRIO FINAL". A primeira versão estável do "K Desktop Environment", a versão 1.0, foi lançada em 12 de julho de 1998. Desde então, o projeto evoluiu para a versão 4.x e é usado como o ambiente de trabalho padrão para muitas distribuições Linux populares, como o Kubuntu, o openSUSE e o Mandriva.
Hoje o projeto KDE afirma ser a "segunda maior comunidade de software livre do mundo", com milhões de usuários e mais de 1.800 contribuidores regulares, continuando a desenvolver aplicativos e soluções inovadores, como o recente Plasma Active One, uma interface de usuário e framework para dispositivos móveis. A atual versão estável do KDE 4.7.2 podem ser encontrada para download no site do projeto, lá também você encontrá instruções e detalhes sobre os recursos do ambiente de trabalho. O KDE está licenciado sob uma combinação das licenças LGPLv2, BSD, MIT e X11 para as bibliotecas centrais, e GPLv2 e GPLv3 para os aplicativos.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: