Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

2013 é o ano do Ruby 2.0

Os desenvolvedores da linguagem Ruby acordaram com um agenda inicial para o desenvolvimento e lançamento do Ruby 2.0. Yusuke Endoh, gerente de lançamento para o Ruby 2.0, publicou um cronograma que, após algumas correções, prevê o lançamento do Ruby 2.0 em 24 de fevereiro 2013, data do aniversário de vinte anos do Ruby. Nas previsões de Endoh, um "grande congelamento" no desenvolvimento de novos recursos deve ocorrer em Agosto de 2012, em que grandes mudanças como mudanças na linguagem, modificações na coleta de lixo (garbage collection), suporte à Dtrace ou exportação de bytecode devem passar a ser testadas para que tenham sua maturidade e qualidade do código testadas em modelo de "aprovado ou reprovado". Mais tarde, em Outubro de 2012, um congelamento mais tradicional deve ocorrer para que as preparações para o lançamento em 2013 ocorra como o planejado.

O criador do Ruby, Yukihiro "Matz" Matsumoto, já afirmou que os desenvolvedores não estão levando em consideração a implementação de quaisquer mudanças incompatíveis no Ruby 2.0, essas devem esperar pela versão 3.0. De acordo com a Ruby Inside, alguns dos acréscimos sendo considerados para o Ruby 2.0 são o suporte a argumentos por palavra-chave, que permitem chamadas de métodos mais legíveis, a habilidade de exportar/importar/executar código Ruby como uma máquina virtual YARV compilada em bytecode, a inclusão de Refinements, uma nova técnica para "monkey-patching", e a conversão das bibliotecas-padrão do Ruby para o padrão gems. Contudo, todos esses planos ainda estão em debate e desenvolvimento.
A atual versão estável do Ruby é a de número 1.9.2. O Ruby 1.9.3 deve ser lançado em breve, e está disponível como um candidato à lançamento, a versão 1.9.4 está sendo ativamente desenvolvida.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: