Ads 468x60px

sábado, 12 de novembro de 2011

As novidades da Mozilla

Conforme o cronograma, o projeto Mozilla anunciou o lançamento oficial da versão 8.0 de seus dois famosos aplicativos em código aberto, o navegador web Firefox e o cliente de email Thunderbird. Baseados no motor de renderização Gecko 8, entre os destaques do seus novos recursos estão as mudanças no gerenciamento de complementos, novas opções de buscas e a correção de seis falhas graves de segurança.

A partir de agora, complementos instalados em ambos os aplicativos por intervenção de outros programas ou terceiros, ou seja a cópia direta do complemento no diretório de configuração do navegador ou cliente de email, serão desabilitados por padrão. Ao detectar a instalação de um novo complemento, sem o consentimento do usuário, os programas pedirão por sua autorização para habilitá-los. Isso vai de acordo com a filosofia da Mozilla de colocar o usuário no controle. Para os que atualizarem qualquer um dos softwares, será aberta uma janela para a aprovação de complementos previamente instalados.
Outra mudança está no recurso de buscas. No Firefox, foi adicionada a opção de busca no Twitter entre as opções padrão do navegador. No Thunderbird, a busca de mensagens e de conteúdo ganhou novos atalhos para seu acesso. Além disso, ambos os aplicativos recebeu mudanças para melhorar a estabilidade geral e desempenho de seu execução.
Especificamente, o Firefox ganhou a opção para a seleção de localização do aplicativo, além da inclusão do processo de compartilhamento de recursos em múltiplas fontes (Cross-Origin Resource Sharing, ou CORS) para texturas WebGL, o suporte à menus de contexto criados com HTML5 e atualizações para o protocolo Websockets; além da correção de centenas de falhas que são próprias do navegador. Já o Thunderbird teve a acessibilidade à lista de anexos retrabalhada e o painel de mudança de pastas removido.
A atualização também corrigiu seis vulnerabilidades de segurança, três delas consideradas críticas. Entre as vulnerabilidades fechadas estão uma falha de execução de código, um problema de corrupção de memória e riscos de acesso à memória. As demais correções, classificadas com de alto risco, envolvem dois problemas de origem múltipla (cross-origin) e uma falha potencial de cross-site scripting (XSS).
A versão 8.0 do navegador para dispositivos móveis, Firefox for Android, deve ser lançada em breve. Com essa atualização, os usuários poderão acrescentar seus links favoritos na tela inicial da plataforma Android. A segurança do navegador também deve melhorar, com a inclusão de uma senha mestra para o armazenamento de todos as outras credenciais salvas no sistema.
Maiores informações sobre as novas versões dos produtos da Mozilla podem ser encontradas nas notas de lançamento do Firefox e do Thunderbird. Ambos os aplicativos podem ser baixados no site de cada projeto (Firefox / Thunderbird), seus binários são distribuídos sob licenças de usuário final da própria Mozilla e seus códigos-fonte estão sob uma tríplice licença MPL, GPLv2 e LGPLv2.1.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: