Ads 468x60px

sábado, 12 de novembro de 2011

Brincando com o OAuth 2.0

O Google tomou para si a tarefa de educar os desenvolvedores no uso da tecnologia de autenticação OAuth 2.0, e para isso abriu um espaço para que possam experimentar com ela.

O OAuth 2.0 Playground permite de desenvolvedores acompanhem cada passo do processo de trabalho do sistema de autenticação para aplicativos web do lado do servidor: selecionando APIs a serem autorizadas, trocando tokens de autorização, renovando tokens de acesso e enviando pedidos autorizados para os terminais usando a API. Através desse processo passo-a-passo, o site exibe a troca completa de dados, toda a comunicação de pedidos e respostas HTTP para cada API.
O OAuth 2.0 é a última versão do protocolo OAuth, focado em simplificar o desenvolvimento de aplicativos com mecanismos específicos de autorização para web, computadores pessoais e dispositivos móveis. O Google anunciou em Março 2011 que passaria a oferecer suporte ao OAuth 2.0 para suas APIs e encorajou seus desenvolvedores a mudar para o OAuth 2.0 em todos os aplicativos.
Desenvolvedores precisam de uma forma segura e padronizada para acessar recursos quando desenvolvem aplicativos para web e dispositivos móveis. No passado, OAuth era um protocolo de uso muito difícil para os desenvolvedores, a versão 2.0 do OAuth simplificou esse uso e podemos esperar que o playground do Google ajudará os desenvolvedores a compreender mais profundamente esse importante padrão.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: