Ads 468x60px

sábado, 12 de novembro de 2011

Encarando a Microsoft

Barnes & Noble, a conhecida rede de livrarias norte-americana e criadora dos dispositivos Nook baseados em Android, pediu que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (Department of Justice, ou DOJ) investigasse as demandas da Microsoft sobre os royalties de patentes cobrados por dispositivos que estão executando o sistema operacional do Google. O canal de notícias Bloomberg relata que, em uma carta endereçada a Gene Kimmelman, o procurador-chefe para políticas de concorrência do órgão governamental, a Barnes & Noble afirma que a "Microsoft está tentando aumentar os custos dos seus rivais para eliminar a competição com seus produtos e impedir a inovação no mercado de dispositivos móveis."

Em março, a Microsoft processou a Barnes & Noble e as empresas que montam o leitor digital Nook, a Foxconn e a Inventec, alegando que as empresa infringem cinco de suas patentes. A Microsoft também pediu à Comissão de Comércio Internacional (International Trade Commission, ou ITC) que banisse a importação de dispositivos Nook. A Barnes & Noble tornou pública sua carta durante uma audiência da ITC, que ocorreu nessa semana. A empresa afirma que a Microsoft está buscando o mesmo valor em royalties pelo que cobraria para que as empresas usassem o Windows Phone 7 em seus dispositivos. A carta também cita o envolvimento da Microsoft no consórcio que comprou as patentes da Novell em abril, e um tríplice acordo de licenciamento de patentes entre a Microsoft, a Nokia e a Mosaid.
Essa talvez seja uma rara notícia em que a Microsoft não está angariando pagamentos de royalties de fabricantes de dispositivos Android, algo que tem se mostrado lucrativo para a gigante de Redmond. Recentemente, a empresa fechou um acordo com a Compal e está em negociações com a Huawei. Atualmente, a Microsoft aponta que mais da metade de todos os fabricantes de dispositivos que operam com Android pagam a ela royalties por um conjunto não discriminado de patentes. O julgamento que vai analisar as alegações de violação de patentes da Microsoft contra a Barnes & Noble deve acontecer em fevereiro de 2012.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: