Ads 468x60px

terça-feira, 8 de novembro de 2011

HTML5 multimídia com o Popcorn.js

A Mozilla anunciou o lançamento da versão 1.0 da Popcorn, um novo conjunto de ferramentas de mídia para o HTML5 criada pela organização sem fins lucrativos. A biblioteca Popcorn.js é um framework de eventos para mídias HTML5 que combinam HTML com JavaScript, o site do projeto o descreve como um "jQuery para vídeo".

Ao usar o Popcorn.js, os desenvolvedores podem criar conteúdo de mídia interativa baseada em tempo usando recursos de vídeo e áudio, combinado com conteúdo web, como mídias sociais em tempo real, notícias e visualizações. "O Popcorn permite que cineastas acrescentem interatividade em seus filmes, usando a Internet para expandir suas criações de novas maneiras", afirmou o Diretor Executivo da Mozilla Mark Surman.

Para aqueles que não querem escrever código, há o Popcorn Maker, um novo aplicativo que foi desenvolvido para auxiliar na criação de experiências com vídeo, de maneira simples e "tão fácil quanto apontar e clicar". Construído usando a biblioteca para autoria de vídeo Butter.js, o aplicativo em código aberto traz o Popcorn.js e seu sistema de plug-ins em uma interface gráfica que permite o controle linear de eventos ao longo do tempo. Contudo, os desenvolvedores ressaltaram que o aplicativo está atualmente na fase alpha de desenvolvimento, portanto ainda muito instável.

O lançamento do Popcorn.js 1.0 coincide com a premiére mundial do documentário "One Millionth Tower", que tira vantagem de todas os recursos da biblioteca, do projeto Highrise da Câmara Nacional de Filmes do Canadá. O documentário pode ser assistido no site Wired.com.

Mais detalhes sobre o Popcorn podem ser encontrados no blog oficial da Mozilla e na página oficial do projeto, que inclui um breve vídeo de introdução. O Popcorn.js 1.0 está disponível para download no site popcornjs.org, onde também pode ser encontrada extensa documentação do projeto. O código-fonte da biblioteca está disponível no GitHub sob a licença MIT.

Fonte: h-online, em inglês

0 comentários: