Ads 468x60px

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nova versão do Stow, o gerenciador de pacotes do sistema GNU

A ferramenta GNU para gerenciar a instalar de pacotes de software, GNU Stow, ganhou uma nova versão, a primeira desde 2002, após um retrabalho completo de seu código. O Stow permite que usuários gerenciem diversos pacotes de software, mantendo seus arquivos em diretórios separados, enquanto apresenta ao usuário um diretório único de arquivos executáveis, criado usando symlinks apontados para esses diretórios separados. A ferramenta é uma versão mais simples, e desprovida de uma base de dados, do aplicativo Depot do Carnegie Mellon.

A versão 2.1.0 foi lançada após o trabalho de desenvolvimento de Kahlil (Kal) Hodgson, que reescreveu todo o software para criar uma versão 2.0.1. Essa acrescentou a habilidade de interromper as operações do Stow até que qualquer potencial conflito entre pacotes seja resolvido. Desde que essa versão foi criada, o Stow sofreu uma nova reestruturação com suporte para ignorar arquivos de lista e o acréscimo de instalação e distribuição no estilo de CPAN. Houve também um grande número de correções no código e na documentação do projeto, a saída de depuração do aplicativo foi aprimorada e a documentação está disponível em versões PDF e HTML.
Mas detalhes da mudança estão disponíveis no arquivo NEWS associado com o aplicativo. O código-fonte Stow 2.1.0 está disponível sob a licença GPLv3 e pode ser baixado do gnu.org e de seus espelhos, juntamente com sua documentação.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: