Ads 468x60px

terça-feira, 26 de julho de 2011

SUSE e Microsoft renovam o acordo Novell

Microsoft e SUSE renovaram o acordo de interoperabilidade que existiu entre a Microsoft e a Novell pelos últimos cinco anos. O acordo previa a colaboração entre as duas empresas para que trabalhassem em direção ao suporte e interoperabilidade entre os sistemas operacionais Windows e Linux. O novo documento garante uma nova extensão do relacionamento por mais quatro anos, até o dia 1º de Janeiro de 2016. A renovação confirma que o nova unidade de negócios independente SUSE da Attachmate não se afastará das relações controversas com a Microsoft. A polêmica está centrada na dita "proteção à propriedade intelectual" oferecida pela Microsoft aos clientes da SUSE, cláusula que acreditam ser incompatível com a GPL.

A Microsoft também se comprometeu a comprar um adicional de 100 milhões de dólares em certificados SUSE Linux Enterprise. Os certificados são vendidos para clientes Microsoft que desejam ter seus sistemas Linux suportados pela SUSE. De acordo com o anúncio, existem mais de 725 clientes no mundo fazendo uso do programa de certificação. A SUSE também pode oferecer um plano de contratação de suporte para clientes da Microsoft para o SUSE Linux Enterprise Server (SLES), Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e distribuições comunitárias, como o CentOS.
MicrosoftA Microsoft e a SUSE afirmaram que devem focar seus esforços futuros em interoperabilidade nas áreas de computação em nuvem, virtualização e gerenciabilidade. Um dos exemplos apresentados foram planos para trabalhar em uma solução multi-plataforma para sistemas de nuvem baseados no aplicativo para computação em nuvem Microsoft Hyper-V e o SUSE Linux Enterprise Server para permitir a migração para arquiteturas de nuvens privadas. Outro plano de cooperação incluirá a integração do Microsoft System Center com o SUSE Manager.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: