Ads 468x60px

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Apache garante que o OpenOffice.org segue na direção certa


Apache Software Foundation
Quatro meses após sua transição da Oracle para a Apache Software Foundation (ASF), os responsáveis pela incubação do projetoOpenOffice.org (OOo) na fundação consideram que ele está rumando na direção correta. Acreditando que a presença de mais de 70 colaboradores ativos, dez vezes o número de envolvidos em outros projetos no Apache Incubator, ilustra o nível de interesse no projeto. Apesar de terem se passado mais de seis meses desde o último lançamento de uma nova versão do OpenOffice, isso é, afirma a Apache, um resultado do intenso trabalho sendo realizado para adaptar o OOo ao modelo Apache.
Essa declaração da Apache é uma reação aos "comentários destrutivos" publicados por "membros de uma comunidade de antigos contribuidores do produto OpenOffice.org original, sugerindo que o projeto está acabando durante essas últimas 18 semanas desde sua aceitação no Apache Incubator." A declaração da Apache tem um tom conciliativo, explicando que a fundação "entende os interessados em um projeto com uma história de mais de 10 anos, sejam eles antigos dirigentes do projeto ou usuários casuais, não sejam familiarizados com o "o jeito Apache" e questionem seus métodos."OpenOffice.org Essa situação não é estranha à fundação quando projetos de uma grande comunidade é trazida para dentro da estrutura da ASF. Contudo, existem diversos exemplos que demonstram a eficácia do "jeito Apache" para projetos com grandes comunidades, como o Apache SpamAssassin e o Apache Subversion.
A Apache Software Foundation está se referindo aos comentários e situação gerados por um pedido aberto de doaçõesdo Team OpenOffice.org, um grupo de quatro indivíduos com conexões com a Star Division, a empresa alemã que desenvolveu o StarOffice, precursor do OOo. Suas declarações hiperbólicas, que citam a perda da Oracle como principal patrocinador do projeto, parecem dar a impressão da extinção eminente do projeto.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: