Ads 468x60px

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SSH com HTML5


Lift Off
A versão 0.9 do Gate One, um emulador de terminal em código aberto para navegadores capazes de renderizar páginas em HTML5, já está disponível. Esse ainda é um estágio beta do aplicativo e a primeira vez que ele é disponibilizado ao público, seu desenvolvedor está trabalhando em uma versão estável 1.0, para ser entregue ainda esse ano.
 O aplicativo faz uso do WebSockets para conectar um backend do servidor escrito em Python a um frontend escrito para navegadores modernos em JavaScript, HTML5 e CSS. O frontend não exige que nenhum complemento esteja instalado no navegador.

O Gate One suporta conexões seguras usando HTTP sobre SSL (https) do navegador para o servidor e tecnologias de autenticação como o Kerberos. O aplicativo tem seu próprio sistema interno de plugins (que podem ser escritos em Python, JavaScript e CSS) e já conta com um aplicativo para realizar conexões como um cliente SSH, gravação e reprodução de sessões e um gerenciador de favoritos para armazenar sessões de terminal.
A ferramenta compete com outros emuladores de terminal em browsers como o shellinabox e o consoleFISH, escritos em sua maior parte em JavaScript, usando técnicas Ajax. Mais informações sobre o Gate One 0.9 podem ser encontradas em um vídeo gravado por seu criador. O Gate One está disponível para download através do repositório GitHub, licenciado sob a AGPLv3. O autor também oferece um sistema de licenciamento personalizado.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: