Ads 468x60px

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Doom 3 em código aberto

A empresa texana de desenvolvimento de jogos id Software disponibilizou o código-fonte de Doom 3, um jogo de tiro em primeira pessoa (first-player shooter, ou FPS) que foi lançado comercialmente em agosto de 2004. O código do jogo está liberado sob a versão 3 da GNU General Public License (GPLv3), mas não estão incluídos no pacote a arte do jogo, como textura, sons e modelos poligonais, que permanecem protegidos por direitos autorais.

Para poder lançar o código do motor id Tech 4, responsável pela renderização do jogo, um dos criadores da id Software, John Carmack, teve que alterar algumas linhas de código que efetuam o cálculo de volume da sombra através de stencil buffers. O método original de "depth fail" usado no jogo, conhecido como "Carmack's Reverse", foi patenteado por dois empregados da Creative Labs em 2002.

O código recém-lançado permite que o jogo seja portado para outras plataformas, e também permite que novos efeitos gráficos sejam adicionados por outros desenvolvedores. A id Software mantêm um hábito de lançar os códigos-fonte de seus jogos antigos, como Doom e Quake, e todos atraíram uma comunidade considerável de "modders" que usam os motores de renderização para criar seus próprios jogos. Xonotic e CodeRED: Alien Arena são dois exemplos de jogos que foram desenvolvidos respectivamente sobre modificações dos motores de Quake e Quake 2.
O código fonte pode ser acessado a partir do Github.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: