Ads 468x60px

domingo, 20 de novembro de 2011

Google Eclipse Plugin aberto

A integração de IDE (ou ambientes integrados de desenvolvimento) do Google para os produtos GWT, Speed Tracer e App Engine, que é conhecida como Google Plugin for Eclipse (GPE), foi disponibilizada como código aberto sob a licença Eclipse Public License. Esse conjunto de ferramentas era antes distribuído de maneira proprietária, mas o Google afirmou em uma entrada de um de seus blogs oficiais que devido ao tamanho do ecossistema em torno do GWT, App Engine e os serviços de nuvem da empresa a ideia de abrir o código-fonte das ferramentas fazia "muito sentido", permitindo que a comunidade ajuste as ferramentas a seu próprio gosto.

Foram afetados por essa decisão dois projetos: o projeto GPE, que possui a maior parte dos componentes para o desenvolvimento nas serviços de nuvem do Google, e o projeto GWT designer, que pode ser executado de forma independente ou integrado com o GPE. O GWT é uma ferramenta para a criação de interfaces de usuário para o GWT toolkit do Google. Foi construído sobre o projeto Eclipse WindowBuilder, que foi oferecido pela própria Google em dezembro de 2010 após a aquisição da Instantiations em agosto do mesmo ano.

O Google afirma que seus planos envolvem trazer mais contribuições de código para os projetos, mas encoraja também os desenvolvedores à submeter falhas e discutir melhorias nos fóruns para o GPE. Regras para a contribuição de código também estão disponíveis, juntamente com a Contributor License Agreements (acordos de licença do contribuidor), que precisam ser preenchidos antes que qualquer código seja submetido ou aceito.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: