Ads 468x60px

domingo, 20 de novembro de 2011

openSUSE 12.1 com systemd e Btrfs

Após dois candidatos de lançamento e um pequeno atraso, o projeto openSUSE disponibilizou a versão 12.1 de sua distribuição Linux. Esse novo lançamento do sistema operacional openSUSE introduz uma série de mudanças e novos recursos à plataforma. Baseado no kernel Linux 3.1, o openSUSE oferece uma escolha entre dois ambientes de trabalho, o GNOME 3.2 e o KDE 4.7 e é a primeira distribuição a oferecer gerenciamento de cores para ambos os ambientes. Usuários que desejam um desktop mais simples e leve podem escolher alternativamente entre os gerenciadores Xfce e o LXDE que, de acordo com os desevolvedores, não passaram por nenhuma grande mudança desde a última versão do openSUSE.

A versão 12.1 tem como destaques um tempo de inicialização mais curto, usando o sistema de inicialização de serviços systemd e também oferece suporte ao novo sistema de arquivo Btrfs, apesar do ext4 ainda ser usado como padrão na distribuição. Entre os pacotes inclusos na instalação estão o Firefox 7.0.1, o LibreOffice 3.4.2, o tocador de música Amarok 2.4.3, o GCC 4.6 e o X.org 7.6. "A distribuição openSUSE e seus milhares de aplicativos em código aberto são o resultado de constribuições e de pessoas que os testaram, escreveram e traduziram, além de especialistas de usabilidade, artistas, representantes, empacotadores e desenvolvedores, todos trabalhando em conjunto e se divertido para criar um conjunto único e poderoso de ferramentas e produtos", afirmou Jos Poortvliet, gerente da comunidade openSUSE para a subsidiária SUSE, da Attachmate.
Essa também será a edição que incorpora o novo sistema de numeração de lançamentos. A partir dessa versão 12.1, o ciclo de lançamento de 8 meses verá uma edição x.1 em Novembro, um x.2 em Julho e um x.3 em Março, quando o ciclo recomeçará. Assim, os lançamentos futuros do openSUSE serão 12.2 em Julho de 2012, 12.3 em Março de 2013 e 13.1 em Novembro de 2013.
Mais informações sobre a nova versão, incluindo uma lista completa de mudanças, podem ser encontradas na página wiki "openSUSE 12.1 highlights" e nas notas de lançamento. A versão 12.1 do openSUSE está disponível para download como uma imagem ISO para sistemas em 32 e 64 bits do endereço software.opensuse.org. Uma edição física do produto, acompanhada de um manual impresso de 300 páginas, em breve estará disponível para compra.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: